Nesse mundo moderno no qual sobra trabalho e falta tempo, sobra informação e faltam recursos iguais para todos, sobram divórcios e falta amor, sobram filhos e falta educação, será que ainda existe gentileza?
O site www.gentileza.net levanta a bandeira de que “gentileza gera mais gentileza”. E é verdade, não?
Outro dia vi uma briga no trânsito. Um motorista “fechou”o outro, mas me pareceu não ter sido uma atitude premeditada e cruel. De qualquer forma, o motorista do carro “fechado” abriu a janela e começou a xingar alucinadamente o motorista do outro carro. O motorista que havia cometido a gafe no transito não revidou, ao contrário, sorriu, abriu o teto solar e estendeu a mão para fora do carro acenando um lencinho de papel branco ao outro motorista. Erro assumido e pedido de trégua em plena Av. Brasil. O motorista que descarregou sua raiva verbalmente riu, deu duas buzinadinhas aceitando o pedido de desculpas e foi embora.
Fiquei pensando que se o motorista tivesse revidado os xingamentos eu poderia ter presenciado uma briga enorme de trânsito, que muitas vezes acaba em tragédia. Mas não. A gentileza de um assumindo o erro e pedindo desculpas gerou a gentileza do outro: “gentileza gera mais gentileza”.
O www.gentileza.net é feito em homenagem ao profeta Gentileza, reconhecido, principalmente no Rio de Janeiro, por suas intervenções urbanas. Com estrutura de conteúdo e grafia de texto muito peculiares, o profeta Gentileza deixava mensagens positivas pelas pilastras da cidade. Tornou-se reconhecido pela cultura popular e até foi homenageado na música de Marisa Monte chamada “Gentileza”.
Vale a pena conhecer a história do profeta Gentileza, mas vale mais a pena ainda praticar a gentileza.
Seja gentil , pessoal e profissionalmente, ao se comunicar com o mundo!
Tags: gentileza