A gafe da Folha de S. Paulo e do Extra com a Seleção Brasileira

A edição de 29 de junho da Folha de S.Paulo publicou um anúncio errado da rede de Supermercados Extra e provocou uma das maiores gafes da Copa do Mundo 2010.

O anúncio trazia as frases “A I qembu le sizwe sai do mundial. Não do coração da gente”. Quem lê a publicidade não entende de imediato a que o Extra se refere. No entanto, é ao Brasil.

A explicação vem a seguir, onde “I qembu le sizwe” significa Seleção em zulu, o mesmo idioma que batiza a bola de futebol Jabulani, a oficial da Copa criada pela Adidas. Em seguida, a frase “Valeu, Brasil. Nos vemos em 2014” aparece no anúncio.

Estaria tudo ok que o Brasil tivesse pedido o jogo contra o Chile e voltado pra casa sem a conquista da Copa, mas não foi o que aconteceu. O jogo terminou com um placar de 3×0 para o Brasil contra a equipe do Chile e o Brasil não foi eliminado do Mundial, ao contrário, está indo para as quartas de final da competição.

De acordo com o Extra, foram criados dois anúncios, um para o caso de derrota e outro para vitória da Seleção. A assessoria de imprensa da rede Pão de Açúcar, a qual pertence o Extra, informou que o erro foi da Folha de S. Paulo, que tinha em mãos os dois anúncios e veiculou o errado (o da derrota), provocando a maior saia justa para Abilio Diniz, presidente do Conselho Administrativo do Grupo Pão de Açúcar, que teve até que pedir desculpas em nome da companhia através do Twitter, rede social na qual a gafe da Folha virou piada entre os usuários.

Hoje (30) uma errata da Folha de S.Paulo foi publicada no Caderno Copa, página D21, assumindo o erro e lamentando o ocorrido, seguido pela veiculação do anúncio correto, que parabeniza o Brasil pela vitória.

Ah, errar é humano, né? Ou será premonição?

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário