Pesquisa nacional sobre marcas relacionadas à Copa do Mundo, divulgada pelo Instituto QualiBest, aponta que as mais lembradas – sem nenhum tipo de estímulo – são Nike (44%), Coca-Cola (33%), Adidas (26%) e Brahma (19%).
O estudo foi realizado durante o mês de maio de 2010, com 604 internautas das cinco regiões do Brasil.
No entanto, quando estimulados com opções de marcas e produtos associados à Copa do Mundo, os internautas elegeram a Coca-Cola como primeira do ranking, com 67% das escolhas.
Em seguida, destacaram-se Nike (58%), Adidas (42%) e Brahma (41%).
A pesquisa também perguntou sobre as campanhas publicitárias relacionadas à Copa do Mundo: 56% dos entrevistados disseram ter preferência por alguma; 25% responderam que nenhuma peça se destacou; 19% não se lembraram de nenhum comercial.
Sobre o meio de comunicação em que os entrevistados ouviram ou viram a campanha que mais gostaram, 89% citaram a TV. A segunda mídia foi a internet, citada por 9% dos participantes.
Dentre os internautas que gostaram de uma campanha publicitária específica, as mais lembradas foram: Coca-Cola (22%), Seara (16%), Skol (15%) e Brahma (14%).
Quando questionados sobre o que mais gostaram na propaganda das marcas escolhidas, os pesquisados responderam que a Coca-Cola era “interessante” por descrever o sentimento do torcedor brasileiro:
A Seara foi apontada como “divertida”, graças à performance dos jogadores do Santos ao som de “Single Ladies”:
A preferência pela campanha da Skol foi pelo “humor inteligente”, por conta dos argentinos que bebem a cerveja e “se tornam brasileiros”:
Já a peça da Brahma foi apontada como “criativa” por retratar que o povo brasileiro é guerreiro:
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