Pesquisadores da Universidade de Northeastern e de Harvard criaram uma ferramenta para acompanhar a dinâmica do Twitter e os sentimentos e o humor dos americanos a partir de seus tweets.
Muitas podem ser as funções da ferramenta, como pesquisas de opinião pública, avaliação da comoção dos usuários diante de determinado assunto, medição da mobilização social diante de uma situação de emergência, entre outras.
Mais de 300 milhões de tweets de setembro de 2006 a agosto de 2009 foram usados na pesquisa, classificando-as como alegres ou tristes. A partir dessa classificação criou-se um mapa com base na localização das mensagens e na reação que elas provocavam. Moradores da Califórnia, Miami e dos estados do Sul estão entre os mais bem humorados.
Ainda de acordo com o aplicativo, as pessoas estão mais bem humoradas de manhã, principalmente aos domingos, e no começo da noite. Na metade da tarde, os usuários ficam mais desanimados e quinta-feira à noite é o momento onde o humor atinge o pico mais baixo.
Confira mais sobre a pesquisa aqui: http://www.ccs.neu.edu/home/amislove/twittermood/
Tags: Harvard, Northeastern, Pesquisa, tweets, Twitter