Empresas ainda exploram muito mal as redes sociais, segundo pesquisa realizada pela Harvard Business Review Analytic Services, a pedido da empresas SAS.
Esse fato não é novo aqui no Brasil. Tanta barbaridade que vemos, como a campanha da Nissan às vezes desanima, mas é bom saber também que os gringos não estão na nossa frente também. Às vezes ficamos com a impressão de que nossa realidade é diferente, mas não é. As mídias sociais ainda requerem muitos testes e aprendizados, seja para brasileiros, americanos, europeus ou quem quer que seja.
O estudo rmostra que poucas empresas (31%) medem a eficácia das mídias sociais e usam ferramentas de análise (23%). O percentual de empresas que integram mídias sociais a atividades de marketing também é baixo (7%).
Confira aqui a pesquisa completa: http://www.sas.com/resources/whitepaper/wp_23348.pdf
Ah, só um parênteses em relação à campanha da Nissan. Havy users de mídias sociais consideraram a campanha uma verdadeira “panfletagem digital” e já tornou-se case bastante criticado, afinal, quem quer ter sua timeline lotada de Tweets da Nissan? 44.500 RT é um verdadeiro exagero, mas que, principalmente, não agrega valor nenhum à marca e aos internautas. Isso não é engajamento, muito menos interação. É empurrar goela abaixo uma marca para quem provavelmente não quer saber dela. Tanto se fala hoje em conteúdo relevante para atrair seguidores e a Nissan dá uma bola fora dessas…mas enfim, que sirva pelo menos para outras marcas não repetirem o erro.
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