Brasil: o rei do Twitter

12 de janeiro de 2011

Um gráfico bem legal divulgado pela SuperInteressante mostra a importância do nosso país no Twitter. Já somos o segundo país que mais tuita no mundo, perdendo por muito, muito pouco apenas para a Indonésia.

1 em cada 5 brasileiros que têm internet em casa usa o Twitter pelo menos uma vez por mês. Hoje várias empresas já usam também a rede social como forma de presença de marca, uma espécie de sac, divulgam promoções e mil outras atividades relacionadas com suas estratégias de comunicação e relacionamento.

Com certeza, em pouco tempo, o primeiro lugar desse gráfico será nosso (do Brasiiiiiil)! E aí, vamos tuitar?

Perguntinhas básicas para quem está lendo esse post:

1) Você tem uma conta ativa no Twitter? Aproveite para deixar para nós o endereço da sua @…

2) Você tuita todos os dias? Se não tuita todo dia, com qual frequência você o faz?

3) Se você tuita ativamente, como descreveria, qual a importância do Twitter para você?

Cadê o umbigo? Cuidado com o Photoshop!

10 de janeiro de 2011

Todo mundo sabe que milagres não existem. Mulheres sem gordurinhas, sem celulite, com a pele perfeita…é tudo lorota (que palavra velha, hein!). O Photoshop é o grande mágico da era moderna, mas, por ser manuseado por humanos, obviamente está bem sujeito a erros.

Foi o caso da Havaianas com a atris Fernanda Vasconcellos. No comercial criado pela agência AlmapBBDO em parceria com a Cine, produtora do vídeo e a Digital 21, finalizadora o umbigo da atriz sumiu.

#fail, né? Não sei se já foi ao ar ou se consertaram essa estranheza. Alguém sabe?

Você consegue ficar 24 sem usar redes sociais?

7 de janeiro de 2011

Vi hoje esse vídeo super interessante sobre o que acontece em 24h nas mídias sociais. A verdade é que o poder de atração delas é mesmo muito grande. Em 24h muita coisa acontece, muitas informações, fotos, vídeos são postados, muitos comentários são feitos e tantas outras coisas que chegam a tomar uma dimensão que amedronta, às vezes.

Foi pensando nisso tudo que me dei conta de que há muito tempo, nem sei quando, não passo um único dia sequer sem acessar as mídias sociais, não importa se estou trabalhando, de férias, na academia, na casa do namorado. Com a praticidade do mobile as redes sociais vão comigo onde quer que eu esteja e é quase impossível não acessar, não querer saber o que acontece no mundo e na vida dos seus amigos.

Acho que vale uma reflexão para todos nós. As mídias sociais dão a cada ser humano uma importância única de participação no mundo. é incrível como é importante nos sentirmos parte integrante e ativa do que acontece ao nosos redor. As mídia sociais deixaram mesmo para trás os papéis de coadjuvantes para virarmos a atração principal, os protagonistas do filme da vida.

Assistam o filme e, se possível, comentem aqui as seguintes perguntas:

1) Quanto tempo você acha que conseguiria ficar sem acessar a internet e as redes sociais, mesmo com toda a facilidade de acesso (celular, wi-fi, computador e etc) à sua disposição e alcance?

2) Você já fez alguma “loucura” para acessar a Internet? Qual?

São tantas emoções…

5 de janeiro de 2011

Levante a mão quem não cantou pelo menos uma vez ou nunca se emocionou um pouquinho só que seja quando ouviu a canção “Emoções” do rei Roberto Carlos. Mesmo composta a tanto tempo a música ainda emociona. Não é por acaso que a Nestlé usou a canção para sua propaganda comemorativa de 90 da marca no Brasil.

Com comerciais bem legais e que abrangem 3 aspectos: esportes, sustentabilidade e desenvolvimento do País, a marca mostra fatos históricos, personalidades, conquistas esportivas e trechos de comerciais antigos. São as várias das emoções que a Nestlé viveu com o Brasil nos últimos 90 anos. Vale a pena assistir e relembrar que muitas delas nós vivemos também.

E você ainda pode visitar e deixar sua mensagem para a Nestlé no site comemorativo: http://www.nestle.com.br/90anos/

Parabéns, Nestlé!

O futuro já começou…

3 de janeiro de 2011

Primeiro post do ano e aproveito para desejar um “Feliz 2011 para todos!”

2010 terminou e as Olimpíadas de 2016 no Rio estão logo ali. O tempo passa acelerado. E é nesse ritmo de “o futuro é agora” que aproveito para desejar também meus parabéns aos colegas da Tátil Design, que criaram o lindo e harmonioso logotipo escolhido para representar as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Parabéns, galera! Um lindo jeito de mostrar ao mundo o valor do design brasileiro.

Rio 2016 from Tátil Design de Ideias on Vimeo.

Qual é o paradoxo do nosso tempo?

29 de dezembro de 2010

Eu realmente pensei em uma mensagem de Natal e Ano Novo para deixar aqui no Blog, mas sinceramente, não me veio nada melhor à moente do que esse texto que recebi uma vez.

Não é de minha autoria e não sei qual é a fonte, mas faz todo o sentido compartilhar com vocês nessa era digital.

Estamos tão envolvidos com a tecnologia que esquecemos muitas vezes de dar um abraço, de dizer: “eu te amo”, de falar: “muito obrigada!”.

Se posso desejar algo para todos em 2011 que vá além do tradicional: felicidades, saúde, sucesso, alegrias, dinheiro e amor….então desejo que todos VIVAM mais intensamente no próximo ano e aproveite cada minuto como se fosse o último!

O PARADOXO DE NOSSO TEMPO

O paradoxo de nosso tempo na história é que temos edifícios mais altos, mas pavios mais curtos; auto-estradas mais largas, mas pontos de vista mais estreitos; gastamos mais, mas temos menos; nós compramos mais, mas desfrutamos menos.

Temos casas maiores e famílias menores; mais conveniências, mas menos tempo; temos mais graus acadêmicos, mas menos senso; mais conhecimento e menos poder de julgamento; mais proficiência, porém mais problemas; mais medicina, mas menos saúde.

Bebemos demais, fumamos demais, gastamos de forma perdulária, rimos de menos, dirigimos rápido demais, nos irritamos muito facilmente, ficamos acordados até tarde, acordamos cansados demais, raramente paramos para ler um livro, ficamos tempo demais diante da TV e raramente oramos.

Multiplicamos nossas posses, mas reduzimos nossos valores. Falamos demais, amamos raramente e odiamos com muita freqüência. Aprendemos como ganhar a vida, mas não vivemos essa vida. Adicionamos anos à extensão de nossas vidas, mas não vida à extensão de nossos anos. Já fomos à Lua e dela voltamos, mas temos dificuldade em atravessar a rua e nos encontrarmos com nosso novo vizinho.

Conquistamos o espaço exterior, mas não nosso espaço interior. Fizemos coisas maiores, mas não coisas melhores. Limpamos o ar, mas poluímos a alma. Dividimos o átomo, mas não nossos preconceitos. Escrevemos mais, mas aprendemos menos. Planejamos mais, mas realizamos menos.

Aprendemos a correr contra o tempo, mas não a esperar com paciência. Temos maiores rendimentos, mas menor padrão moral. Temos mais comida, mas menos apaziguamento. Construímos mais computadores para armazenar mais informações para produzir mais cópias do que nunca, mas temos menos comunicação. Tivemos avanços na quantidade, mas não em qualidade.

Estes são tempos de refeições rápidas e digestão lenta; de homens altos e caráter baixo; lucros expressivos, mas relacionamentos rasos. Estes são tempos em que se almeja paz mundial, mas perdura a guerra nos lares; temos mais lazer, mas menos diversão; maior variedade de tipos de comida, mas menos nutrição. São dias de duas fontes de renda, mas de mais divórcios; de residências mais belas, mas lares quebrados.

São dias de viagens rápidas, fraldas descartáveis, moralidade também descartável, ficadas de uma só noite, corpos acima do peso, e pílulas que fazem de tudo: alegrar, aquietar, matar.

É um tempo em que há muito na vitrine e nada no estoque; um tempo em que a tecnologia pode levar-lhe estas palavras e você pode escolher entre fazer alguma diferença, ou simplesmente apertar a tecla Del.

Escolha sua diretoria: mais uma campanha criativa nas mídias sociais

27 de dezembro de 2010

Bem criativa a nova campanha da Antartica. Visite o site www.pptdaboa.com.br e você vai entender. Principalmente se você faz parte do universo corporativo!

Quem trabalha em empresas sabe que todo mundo adora um ppt (Power Point) para montar suas apresentações. A diretoria então, nem se fale! Foi pensando na realidade das empresas que a Antartica sugeriu o PPT da Boa.

Você pode montar sua própria diretoria e disparar seu ppt por aí. Há possibilidade de escolher 4 diretores:

Mágico de bar: aquele que sempre dá um abracadabra na hora de dividir a conta;

Zezinho GPS: aquele que, por algum motivo, transmite um sinal de GPS captado apenas pela namorada ciumenta que adora estragar a reunião da diretoria;

Contador: o cara que faz questão de conferir na ponta do lápis cada pastelzinho que a galera consumiu;

Estraga prazer: sabe quando a diretoria está se divertindo e um companheiro tropeça na cadeira e derruba a garrafa, ou simplesmente estraga a azaração com as meninas.

Você pode escolher fotos diretamente do Facebook ou de seu arquivo de fotos pessoais. Essa integração com as mídias sociais torna ainda a experiência muito mais legal.

Pode ser que você tenha amigos que se encaixem na diretoria e preencham todos os cargos ou só alguns, mas, mesmo se não achar nenhum diretor para preencher seu PPT, vale a pena a brincadeira.

Ainda bem que as agências e empresas andam pensando de forma realista em como transformar a web em algo mais divertido e como associar suas marcas a experiências mais significantes. Ser criativo é saudável!

Natal digital: comos seria?

20 de dezembro de 2010

Quando não dá para se imaginar mais o mundo sem a web, fica um pouco difícil imaginar também o Natal sem ela.

Em 2010 anos muita coisa mudou, mas realmente fica a mensagem de que, apesar de todas as mudanças e evoluções, o sentimento continua o mesmo.

Feliz Natal e um 2011 cheio de sucesso para vocês, internautas!

Natal interativo nas mídias sociais

17 de dezembro de 2010

As mídias sociais vêm mesmo fazendo com que as empresas e agências repensem seus conceitos para criar interações com o consumidor.

Um bom exemplo é o site de Natal da HP. Veja AQUI.

O site dá várias opções para você fazer seu projeto natalino criativo disponibilizando donwloads de duendes, árevore de Natal, Papai Noel para serem montados em papel. Os desenhos viram figuras 3D que você pode rechear de doces ou qualquer outra coisa que quiser e presentear quem você gosta.

Uma forma bem interessante de fazer as pessoas interagirem com a marca produzindo elas mesmas um presente único e simpático. Confira AQUI a página especial de Natal no Facebook.

Também foi criada uma aba especial na fã page do Facebook para vc construir seu próprio cartão de Natal e enviar direto pelo FB aos seus amigos. Com várias opções de fundos e elementos para decorar, inclusive animados, os cartões ficam bem personalizados e criativos.

Ideias criativas são sempre bem vindas! Não só no Natal, mas o ano todo. Que em 2011 todos sejamos mais criativos nessa âmbito social! #socialmediafeelings

Em fim de ano até o Twitter faz retrospectiva…

16 de dezembro de 2010

Vem chegando dezembro e ninguém mais se lembra do que aconteceu em janeiro do mesmo ano. O tempo passa e são tantas tarefas que todos nos acabamos sem muitas lembranças do ano que passou, por isso são tão comuns os canais de TV, os rádios, outros meios de comunicação e até nós mesmos fazermos as famosas “restrospectivas” do que aconteceu.

O Twitter já entrou nessa onda também e criou o “The Year in Review“, um hotsite com infográficos que mostram a evolução da rede e também os principais acontecimentos dessa mídia social em 2010.

Já foram liberados 3 gráficos para deleite do público. Pelo visto ainda faltam mais 2. Fique atento(a)! Confira os gráficos AQUI.