Internet no Brasil: um retrato de 2010

15 de dezembro de 2010

Criado por Bruno Cardoso do Blog O Jornalista, o infográfico abaixo nos mostra uma mistura de dados do Censo 2010, uma pesquisa da F/Nazca e dados do Ibope Net Ratings.

O mais bacana é ver a mudança de vida depois que a Internet passou a fazer parte da vida das pessoas: 93% das pessoas se sente mais informada com a Internet e 88% se sente mais comunicativa com ela. A grande verdade é que a Internet mudou memso a vida das pessoas e fez com que a informação agora pudesse ser de todos. Se antes quem tinha a informação era rei, hoje somos todos reis e rainhas então.

Outro dado muito interessante é que 60% dos entrevistados afirmaram já terem trocado uma mídia tradicional pela Internet. Além disso, 51% das pessoas buasca informação nas redes sociais e 55% utiliza os sites de busca. As mídias sociais vão ultrapassar os sites de busca em breve. Sensacional!

Você sabe quanto pagar por serviços online?

13 de dezembro de 2010

Quando se fala em serviços no universo digital todo mundo tem suas dúvidas, mas com certeza a principal delas é: quanto pagar?

Seu chefe vai dizer: “Tudo isso!!!!! Mas é só um sitezinho, um perfil simples no Twitter, que é de graça!!!!!.” E os criativos vão reclamar: “Dá trabalho. Ninguém sabe o quanto é complicado criar para web. Tem que ter tempo, criatividade. A gente tem que cobrar pela ideia!” e os marketeiros vão justificar: “Nossa marca tem que ter presença online.”

E nesse mundo virtual, no qual toda marca tem que estar presente mesmo, ainda existem muitas dúvidas sobre quanto vale cada trabalho. Pensando nisso, em orientar e apoiar o crescimento legal e sustentável de toda a cadeia que envolve as ações digitais no país, que a APADi – Associação Paulista de Agências Digitais criou o Manual de Serviços Digitais, baseado nos valores praticados no maior mercado de agências digitais do Brasil e a Tabela de Preços da APADi, que inclui os preços médios dos principais produtos e serviços dirigidos à Internet.

O manual é muito bom e serve de guia para suas próximas contratações digitais!

Confira o manual completo aqui: http://www.manualdeservicosdigitais.com.br/download/manual-de-precos-e-servicos-digitais-apadi.pdf

Empresas ainda não conseguem explorar o potencial das mídias sociais

8 de dezembro de 2010

Empresas ainda exploram muito mal as redes sociais, segundo pesquisa realizada pela Harvard Business Review Analytic Services, a pedido da empresas SAS.

Esse fato não é novo aqui no Brasil. Tanta barbaridade que vemos, como a campanha da Nissan às vezes desanima, mas é bom saber também que os gringos não estão na nossa frente também. Às vezes ficamos com a impressão de que nossa realidade é diferente, mas não é. As mídias sociais ainda requerem muitos testes e aprendizados, seja para brasileiros, americanos, europeus ou quem quer que seja.

O estudo rmostra que poucas empresas (31%) medem a eficácia das mídias sociais e usam ferramentas de análise (23%). O percentual de empresas que integram mídias sociais a atividades de marketing também é baixo (7%).

Confira aqui a pesquisa completa: http://www.sas.com/resources/whitepaper/wp_23348.pdf

Ah, só um parênteses em relação à campanha da Nissan. Havy users de mídias sociais consideraram a campanha uma verdadeira “panfletagem digital” e já tornou-se case bastante criticado, afinal, quem quer ter sua timeline lotada de Tweets da Nissan? 44.500 RT é um verdadeiro exagero, mas que, principalmente, não agrega valor nenhum à marca e aos internautas. Isso não é engajamento, muito menos interação. É empurrar goela abaixo uma marca para quem provavelmente não quer saber dela. Tanto se fala hoje em conteúdo relevante para atrair seguidores e a Nissan dá uma bola fora dessas…mas enfim, que sirva pelo menos para outras marcas não repetirem o erro.

Você é viciado em redes sociais?

6 de dezembro de 2010

Paródia compara o vício de utilizar as mídias/redes sociais com o de usar drogas, com um toque de anos 70.

E você, é viciado(a)?

Confere aí:

As empresas já adeririam às redes sociais!

3 de dezembro de 2010

Segundo pesquisa recente as redes sociais já fazem parte do mundo corporativo.

E a sua empresa, já aderiu às redes sociais? Qual delas sua empresa utiliza?

Fonte: http://www.hsm.com.br/editorias/infografico-redes-sociais-preferidas-no-mundo-corporativo

Como andam as marcas no Facebook?

2 de dezembro de 2010

O gráfico do Mashable ilustra direitinho. Veja só:

#paznorio virou comoção nacional

30 de novembro de 2010

Estamos entrando na era de Aquário, não? Segundo a Wikipedia: “Prediz-se que a Era Aquariana será uma era de fraternidade universal baseada na razão onde será possível solucionar os problemas sociais de maneira equitativa para todos e com grandiosas oportunidades para o desenvolvimento intelectual e espiritual.”

A guerra civil no Rio de Janeiro é a prova de que o mundo fraterno está a caminho. Não, não é previsão de nenhum profeta doido, mas uma realidade que hoje consegue ser traduzida e visulizada de forma quase concreta pela internet.

Não que fraternidade nunca tenha existido ou tenha sido completamente reprimida, mas sempre foi difícil de ser vista, medida, visualizada, concretizada. Chamou atenção a comoção nacional nas mídias sociais em relação à situação lastimável do Rio de Janeiro semana passada e da guerra civil entre polícia, exército, marinha e a população carioca contra o tráfico. A #paznorio virou Trend Topics no Twitter rapidinho e em poucas horas e dias ganhou uma proporção gigantesca de alcance nacional e internacional. Mais de 80 mil tweets foram feitos com essa hashtag. Os cariocas estavam unidos no combate ao crime, os brasileiros proclamaram suas vozes em buasca da paz e mundo apoiou essa causa. Não é pouco não…

As redes sociais bombaram de mensagens positivas e de solidariedade, o Disque Denuncia do Rio de Janeiro se tornou uma arma na mão da população, que descobriu no anomiato a forma de retalhar traficantes que tantos anos dominaram a cidade e acuaram os cidadãos. Enfim o povo descobriu que unidos somos mais e o poder está sim, nas nossas mãos. As mídias sociais têm papel fundamental nesse processo, dando voz grandiosa a indivíduos comuns, deixando que cada um de nós exprima opinião, proteste, apoie, FALE! Nosso direito a liberdade de expressão vale muito e pode sim mover o mundo, basta querer!

Fonte da imagem: Estadão referente às horas em que os termos estão nos trending topics BR. Imagem: Reprodução/twend.it

Quer ser um bom profissional de mídias sociais?

29 de novembro de 2010

Esse post é especial para Gabriela Ramos (@gabiramospp), que me mandou um e-mail aqui pelo Blog perguntando o que deveria fazer para conseguir um bom emprego atuando com mídias sociais.

Então aqui vai a indicação de um artigo da dicas básicas, mas muito relevantes sobre mídias sociais: http://me.lt/9Le9

E aproveito para complementá-lo com algumas dicas também. Vou começar falando do primeiro item: os especialistas em mídias sociais.

A grande maioria das empresas que conheço cede a responsabilidade pelas mídias sociais a pessoas despreparadas que, ou conhecem muito de marketing, mas não tem nenhuma ou muito pouca noção das ferramentas de redes sociais, ou contratam pessoas que entendem muito de mídias sociais, mas tem poucas noções estratégicas de marketing voltado para o relacionamento. O segredo está no equilíbrio!

A pessoa certa para atuar nas empresas com social media é aquela que possui um equilibrio entre os conhecimento de marketing e as ferramentas de redes sociais, sabendo dar na medida certa informação útil aos internautas e criar vínculos saudáveis entre eles e as marcas.

Quando falamos de mídias sociais, o próprio nome já diz “social = relacionamento”, portanto, fica óbvio que não há uma receita de bolo a ser seguida na atuação no mundo virtual das mídias sociais. Tudo o que se trata de relacionamento é impossível prever, por isso, aceite que as mídias sociais tem que ter atuação baseada no bom-senso. Essa talvez seja a única regra dessa história toda, que é possível de ser seguida. O resto é sempre uma surpresa, por isso, o profissional dessa área tem que entender de tudo um pouco: das ferramentas, de marketing, de comunicação, de pesquisa, de antropologia, de história, de humanização, de gente…não é uma tarefa fácil, mas é possível. Se você quer ser um bom profissional de social media, tenha bom-senso e seja um grande estudioso de comportamento humano.

Além disso, para os profissionais que atuam com social media, conformem-se, pois tentativa e erro são partes importantes e indissolúveis desse processo, portanto: tente, acerte, agradeça, tente, erre e peça desculpas. Quando menos você perceber verá que pegou o jeitinho da coisa e, mesmo sem regras claras, o casamento entre sua marca e seus consumidores terá dado certo.

Redes socias são um sucesso. Alguém ainda duvida?

25 de novembro de 2010

Pesquisa recente do IBOPE mostra um pouco mais do que a gente já sabia: redes sociais são um sucesso!

A pesquisa também mostra que o acesso à internet cresce cada vez mais, principalmente entre a classe C, que com a facilidade de comprar celulares e notebooks com acesso à internet e preços bem mais acessíveis, já era de se esperar.

As redes sociais mais populares entre os brasileiros são, respectivamente: Orkut, Facebook e Twitter. O Orkut ainda domina grande parte da nossa web, mas vem perdendo terreno para o Facebook aos poucos e a disputa pelo segundo lugar entre Facebook e Twitter já está acirrada.

Seguir perfil de celebridades também é praticamente uma “regra” na web nacional: 60% das pessoas as seguem.

O número de produtores (33%) e influenciadores (10%) nas redes sociais, assim como em toda a web, é muito pequeno se comparado àqueles que são apenas espectadores (96%).

“A revolução não quando a sociedade adota novas ferramentas. Acontece quando a sociedade adota novos comportamentos.” Clay Shirky

Para ver a pesquisa completa acesse:

http://www.ibope.com.br/maximidia2010/download/Redes_Sociais.pdf

A incrível evolução do mobile

22 de novembro de 2010

Impossível alguém da Geração Y não se encantar com a evolução que vivemos. É notável a diferença de nossas vidas hoje e há 15 anos atrás. O mundo mudou rápido demais e vai mudar de forma cada vez mais acelerada.

Acho que as outras gerações anteriores não sentiram em suas vidas uma mudança tão rápida quanto a Y e teve que lutar por uma adaptação tão rápida quanto às mudanças. As geração Z já nasceu conectada e impacto não foi tanto.

Eu me lembro de quando era criança e usava ficha telefônica para ligar para a mãe quando estava na rua e avisar onde estava. Os telefones eram gigantes e com fio. Depois vieram os bips e os celulares “tijolão”. Eu levava um dessas para a faculdade e ainda fazia sucesso! 🙂

Depois vieram os celulares modernos e smarthphones, com mil e uma funções. Ligações telefônicas passaram a ser secundárias com tantas funcionalidades como SMS, internet, aplicativos, jogos e o que mais for possível imaginar.

Ao mesmo tempo que a evolução é rápida e assustadora, é incrivelmente motivante saber que não só eu (e muitos) soube dessa evolução, vivi e me adptei a ela. Fazer parte das mudanças é muito mais encantador do que olhar espectador.