Lift: uma nova rede social surgindo…

1 de setembro de 2011

No começo de 2011 surgiu uma startup chamada , criada por Biz Stone e Evan Williams, ambos ex-Twitter. A ideia era produzir algo que fizesse as pessoas trabalharem em conjunto para tornar o mundo melhor. O primeiro projeto da Obvious Corporation veio à tona e chama-se Lift.

Não se sabe muito sobre o projeto, mas você já pode se cadastrar para ser um dos primeiros a participar assim que as “portas da esperança” se abrirem: http://lift.do/

Andam dizendo que a interface vai ser simples e fácil de usar, como é caracteristica da primeira criação de Biz e Evan, o Twitter. Aparentemente os usuários serão dividos em grupos, de acordo com seus interesses e poderão interagir com outras pessoas. O slogan do Lift que aparece na página inicial, “Achieve Anything” – ou, em português, algo como “conquiste qualquer coisa” pode remeter a um processo de premiação, sendo possível dar um troféu a quem te ajudar com seus objetivos e por determinadas atitudes dentro da nova rede. Será algum tipo de premiação por boas ações? O jeito vai ser esperar pra ver…

O Twitter e o terremoto…

30 de agosto de 2011

Videozinho muito divertido do próprio Twitter, mostrando o quanto a rede é eficiente para informações rápidas. No dia do terremoto recente acontecido nos USA, os habitantes de Washington postaram no Twitter mensagens sobre o fenômeno quase que instantaneamente e apenas 30 segundos após o ocorrido, os habitantes de Nova York já sabiam o que estava por vir. Aproveitando a propaganda real que a rede teve o Twitter lançou o vídeo abaixo:

1 minuto nas redes sociais

22 de agosto de 2011

Um filme da Pictovalley sobre redes sociais. Uma sátira de um minuto de tudo aquilo que pode acontecer (e acontece mesmo) quando uma conta é aberta em uma rede: você se torna uma pessoa “pública”, todos querem ser populares, seus(suas) ex-namorados(as) te adicionam, você faz novos contatos, gente que você nunca viu na vida passa a acessar o seu perfil e pedir solicitações de amizades, recomendações e etc.

Aproveitando, já aconteceu alguma situação engraçada com você nas redes sociais? Deixe um comentário nesse post contando a história!

Pictovalley – 1 minute social network! from Pictovalley on Vimeo.

SBGC PROMOVE CONGRESSO SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO, CULTURA EMPRESARIAL E REDES SOCIAIS

19 de agosto de 2011

Com o tema “Gestão do Conhecimento alinhada à cultura organizacional e redes sociais”, o 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento (KM Brasil 2011), evento promovido pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), acontece no período 5, 6 e 7 de outubro, na cidade de São Paulo (SP).

Práticas de gestão do conhecimento vêm sendo reconhecidas como imprescindíveis para a competitividade das organizações. Uma das preocupações centrais do gestor moderno é a produtividade do conhecimento, ou seja, como transformar informação e conhecimento em valor. Companhias que investem em ações e processos estratégicos capazes de torná-las cada vez mais competitivas e sustentáveis, já se conscientizaram que é preciso gerenciar, com excelência, o fluxo do conhecimento para gerar valor proveniente de seu capital intelectual.

A gestão do conhecimento, por sua vez, requer que as empresas apliquem uma cultura de compartilhamento e um modelo de implantação considerando os valores da cultura organizacional e da mudança cultural de longo prazo.
Com objetivo de auxiliar o gestor moderno a transformar a informação e o conhecimento em valor agregado ao negócio, a SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento realiza nos dias 5, 6 e 7 de outubro o KM Brasil 2011. O evento é formado pelo 10° Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento; pela Galeria de Práticas, área onde as empresas poderão expor as melhores práticas de Gestão do Conhecimento; e pela 1ª Feira de GC, Inovação e Tecnologia, para exposição e lançamento de produtos, serviços e negócios.

Dirigido a pesquisadores, consultores, professores e estudantes, empresários, profissionais do terceiro setor e representantes do governo, o KM Brasil 2011 discutirá o tema “Gestão do Conhecimento alinhada à cultura organizacional e redes sociais”. O encontro acontece na AMCHAM, em São Paulo (SP).

KM Brasil 2011 – 10º CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Tema principal: “Gestão do Conhecimento alinhada à cultura organizacional e redes sociais”
Datas: 5, 6 e 7 de outubro de 2011 Das 8h às 17h.
1º Feira de GC, Inovação e Tecnologia
Das 10h às 19h.
Local: Centro de Convenções da AMCHAM–SP
Rua da Paz, 1431 – São Paulo (SP)
Mais informações e inscrições: (11) 3063-4360 – inscricao@sbgc.org.br – www.kmbrasil.com

Diferentes usos de QR Code

17 de agosto de 2011

O QR Code é um jeito diferente de acessar informações no celular. O QR Code (da sigla Quick Response) é um código 2D que, quando capturado por uma câmera de celular, mesmo as de baixa resolução, através de um software apropriado, leva o usuário para um site na internet que dá mais informações sobre o produto ou serviço ou são usados como substitutos dos antigos códigos de barra.

Muita gente não adere a tecnologia porque não sabe mexer ou não consegue instalar o software para captação da imagem ou nem mesmo conhece o QR Code, mas ele traz possibilidades interessantes para quem usa. Quando bem utilizado o QR Code desperta a curiosidade do usuário e proporciona uma interação entre o online e o offline.

A maneira mais convencional de usar o QR Code é direcionar o usuário para um determinado site, mas, a medida que a tecnologia ganha espaço, possibilita novos usos que “saem fora da caixa”. Vale a pena ver o vídeo!

Faça uma versão Smurf de você mesmo….

9 de agosto de 2011

Os azuis voltaram com tudo. “Os Smurfs”, conhecido desenho dos anos 80, teve criada recentemente sua versão para o cinema.

Os Smurfs foram criados primeiro nas histórias em quadrinhos de Pierre Culliford (também conhecido como Peyo), na década de 50, e foram publicadas pela primeira vez no auge da Guerra Fria. Os estúdios Hanna Barbera transformaram-na em desenho animado somente no início dos anos 80.

Hoje o filme “The Smurfs”, com versão também em 3D, tem a direção de Raja Gosnell e participação especial da cantora Katy Perry, que empresta sua voz para a personagem Smurfete.

O enredo conta a história de um grupo de Smurfs que, fugindo do mago Gargamel, acabam parando no Central Park e precisam achar o caminho de casa.

Pegando carona no sucesso dos Smurfs, muitas empresas tem feito ações com os personagens. O Mc Donalds dá a possibilidade de comprar bonequinhos de pelúcia dos personagens. A AXN tem inserido pequenas vinhetas da marca, pintando-a de azul (a original é vermelha) para mostrar os Smurfs em sua tela e por aí vai.

Você também pode se divertir montando montando uma versão Smurf de você mesmo em: www.besmurfed.com. Divirta-se!

Social Media is about PEOPLE!

1 de agosto de 2011

Vídeo bem legal e novinho em folha com dados sobre Social Media. Traz logo no ínício a lição principal para quem trabalha com Social Media: “isso é sobre pessoas, não sobre tecnologia”.

Por traz das facilidades do Twitter, Facebook, Linkedin e outras tantas ferramentas que permitem nos conectar com outras pessoas, a tecnologia dessas ferramentas deve ser vista como um facilitador, mas não o astro principal do espetáculo. O protaginista dessa história de sucesso sou eu, é você, somos todos nós que fazemos essas tecnologias terem vida por traz das telas.

Welcome to Social Media!

Quais as redes sociais preferidas pelos jovens brasileiros?

28 de julho de 2011

A Editra Abril fez recentemente, através da NJovem, uma pesquisa com os jovens brasileiros, de 15 a 24 anos, na qual surgiram dados interessantes:

– A maioria dos acesso à internet e redes sociais são feitos em casa
– Em média os jovens acessam as redes sociais de 3 a 5 h/dia
– Música é o tema preferido pelos jovens nas redes sociais
– A principal atividade desse público nas redes é ler notícias e informações
– Acham que as redes sociais são importantes para se informarem e se atualizarem
– A maior parte dos jovens usa as redes sociais para pesquisar antes de comprar
– Twitter é a rede social preferida
– Twitter e Facebook são acessados diariamente por esse público

Veja a pesquisa completa:

Quanto tempo Twitter, Facebook e Google+ demoraram para atingir 10 milhões de usuários?

22 de julho de 2011

Realmente é impressionante o curto tempo que o Google+ atingiu seus 10 milões de usuários. Isso porque todos com que eu converso ainda não sabem usar direito o Google+ ou entraram na rede, mas continuam com suas preferências pelo Facebook. Fato é que o Google+ cresceu rápido, mas isso não quer dizer que ele tenha real useabilidade de seus usuários.

Além disso, outros fator influenciam nesse crescimento rápido do Google+:

– Todos os usuários do Gmail tiveram a rede agregadas automaticamente a seu perfil. Já o Twitter e o Facebook tiveram que consquistar seu espaço com mais esforço na vida dos internutas

– Outro ponto interessante a se pensar é que o Google+ já teve as terras desbaravadas pelas redes anteriores, afinal o Twitter e o Facebook já tinha aberto esse caminho, bastou o Google+ entrar na estrada já asfaltada e correr junto com os outros competidores. Quando surgiram o Twitter e o Facebook, há anos atrás, as pessoas não tinham o hábito de usar as redes sociais virtuais, desconhciam esse tipo de plataforma e era um mundo completamente novo para todos nós. O Twitter e o Facebook tiveram um imenso trabalho de aceitação e educação dos internautas, que não aconteceu do dia para a noite.

E vc, já usou o Google+? O que achou? acredita que a rede tenha potencial para derrubar o Facebook?