CCAA: Ação criativa no Twitter

16 de fevereiro de 2011

Fazia tempo que eu não via uma ação um pouco mais criativa nas redes sociais, mas a CCAA fez algo bem legal recentemente.

A ação é um complemento das propagandas veiculadas na TV usando parte do filme de Bruce Willis. Na telinha ou na internet o conteito é o mesmo: “Ou você se garante ou a língua derruba você”.

No caso do comercial de TV Bruce Willis se vê em uma enrascada com outros dois garotos em um avião. Bruce Willis luta e diz aos garotos, em inglês, para usarem os para-quedas, mas eles não entendem e chutam os para-quedas para fora do avião.

No caso da ação do Twitter os perfis das pessoas que não dominam o espanhol podem “explodir”. Para ver a ação e enviar a bomba aos seus amigos, basta acessar: www.tweetbomb.com.br e tentar desarmar a bomba, cortando os fios certos, antes da explosão. A charada está em espanhol.

Twitter: erros nos perfis do STF e Embaixada Americana

15 de fevereiro de 2011

Aconteceu hoje um erro engraçado no perfil do Superior Tribunal Federal. Veja matéria completa AQUI.

Casos como esse acontecem aos montes. Alguns são mais noticiados, outros nem tanto e quem errou tenta apagar os rastros rapidinho, mas, como tudo na web, sempre fica algum vestígio.

Certamente o administrador do perfil do STF achava que estava tuitando em seu perfil pessoal quando declarou a informação sem querer, expressando uma opinião totalmente pessoal e que, certamente, o comprometeu bastante, já que era prejudicial ao “negócio” do perfil com o qual ele trabalha.

Na semana passada aconteceu erro semelhante com o perfil da Embaixada Americana.

Apesar das mídias sociais serem excelentes ferramentas também para os negócios, devemos lembrar que são administradas por humanos e, portanto, passíveis de erro. Mas, se errar é humano, previnir é necessário!

Ficam duas importantes lições aos profissionais de comunicação que trabalham com mídias sociais:

1) ATENÇÃO sempre é fundamental! Evite trabalhar com seus perfis pessoais e profissionais abertos ao mesmo tempo. Um simples deslize pode colocar a informação errada de um em outro e causar uma enorme crise desnecessária, além de comprometer sua credibilidade como profissional. Embora você trabalhe com mídias sociais e seja muito difícil não acessar nem um pouquinho o seu perfil pessoal, tente ao máximo durante o expediente deixar toda a sua atenção voltada para sua área profissional para evitar erros.

2) Tome cuidado com que você fala nas mídias sociais, mesmo após o horário de trabalho. A web não tem hora pra ser vista.

Evite expressar opiniões radicais ou que possam comprometer o seu lado profissional. Não existem regras para isso, mas existe o velho “bom senso”. Antes de publicar qualquer coisa, pense se a divulgação poderá ter alguma consequência negativa para você ou seus clientes. Vale lembrar que, apesar de você ser uma pessoa física e independente do mundo corporativo nas suas horas de folga, muitas pessoas não vão fazer diferenciação de quem você é sabendo onde você trabalha. Muita gente vai ligar seu comentário à sua empresa ou aos perfis corporativos pelos quais você é responsável, querendo você ou não.

Não deixe de ser você mesmo e ter sua liberdade de expressão, mas saiba das consequências de suas opiniões polêmicas e esteja pronto para assumi-las, caso o faça. Lembre-se que não existe uma separação de mundos: a mesma política que você usa no ambiente corporativo real deve ser usada no ambiente corporativo e pessoal virtual. Nem sempre a gente pode dizer cara a cara tudo o que pensa sem magoar as pessoas ou criar inimizades, não é mesmo? Pois é, na web é a mesma coisa…Pense antes de publicar!

Ainda em tempo: ser preconceituoso não é cabível em nenhuma hipótese, independente de você trabalhar com mídias sociais ou não. Lembre-se de que o preconceito é mal visto em qualquer área profissional e pessoal.

Ele faz aniversário: 1 ano de blog!

10 de fevereiro de 2011

Esse post é uma comemoração pessoal. Há cerca de um ano, no mês de fevereiro, surgiram meu site pessoal e este blog. Um espaço onde pudesse colocar minhas ideias, compartilhar novidades, um blog meu que falasse de comunicação.

Este blog foi apenas um sonho durante anos, mas com o incentivo dos amigos, da família, um projeto concreto, uma guinada na carreira, um pouco de boa vontade e muita perseverança da minha parte fizeram o sonho se tornar realidade. No mês de fevereiro este blog completa seu primeiro ano de vida!

Foram mais de 8.000 acessos ao blog nesse período, alguns comentários e uma centena de e-mails recebidos com sugestões de pautas, solicitando ajuda nas áreas de comunicação e marketing, pedidos de dicas e conselhos de profissionais dessa área.

Se pude e tive o prazer de ensinar um pouquinho e compartilhar com tanta gente a minha opinião e minhas experiências, pude ainda APRENDER muito, muito, muito mais com todos vocês. E para essa troca realmente não há preço!

Ficam aqui meus sinceros agradecimentos aos leitores fiéis, ao público carinhoso que envia sempre comentários construtivos, aqueles que lêem e retransmitem os posts, àqueles que questionam, fazem sugestões, interagem e etc. A todos vocês, meu muito obrigada pela atenção. Vocês são SHOW!

Os irredutíveis que me perdoem, mas gestão de crise é fundamental!

8 de fevereiro de 2011

Essa semana acontece o Social Media Week: http://socialmediaweek.org/saopaulo/.

Assistindo ontem ao debate “Gestão de Marcas em Tempos de Mídias Sociais” é possível chegar à conclusão de que estamos todos no mesmo barco: aprendendo a lidar com essa nova mídia frente às relações humanas, que já são difíceis tanto no ambiente offline quanto no online.

Quando se fala de seres humanos nada pode ser tido como definitivo e irrefutável. Estamos em processo Beta, tanto quanto nossos projetos, e quando tudo muda o tempo todo, pisar em falso deixa e ser exceção para se tornar a regra. É como andar sobre uma ponte e construí-la ao mesmo tempo: da medo, é arriscado, mas sabe-se que é necessário para chegar ao outro lado.

Se não podemos dar uma formula mágica para atuação das empresas nas mídias sociais, ao menos é possível incentivar os testes e o arrojamento das pessoas e das marcas para serem melhores, afinal, a verdade é que os problemas online ainda são os mesmos problemas do offline. Não há um ambiente para uma coisa ou para outra. Somos todos um só e as marcas também. Mas o que isso significa?

Quando uma marca responde para você no Twitter, mas falha em todos os outros tipos de atendimento: desconfie! Deve ter muita sujeira escondida embaixo do tapete…

Significa que se há problemas com a sua marca, seus produtos ou seu atendimento não virtual, os mesmos problemas não só continuarão existindo no mundo online como ganharão uma proporção ainda maior na web. É tal do buzz!

Além disso, a reclamação pode ate chegar até você pela web, mas dificilmente a origem dela é a web. Provavelmente a internet é so o último canal que o consumidor encontrou pra fazer seu apelo a marca, mas atualmente é o canal que mais as empresas estão atentas, esquecendo-se de todos os outros que o antecedem. Se não quer que sua marca seja mal falada na internet, cuide de todos os mínimos detalhes em todos os seus processos, desde o planejamento até o pós-venda.

Mas se você for o dono de uma empresa, provavelmente pensará então que é melhor não fazer parte das midias digitais, pois se não estiver na web seus clientes não falarão mal de você. Doce engano! Sua marca vai estar na internet de qualquer maneira e nao é mais possível deter esse processo.

Ainda que seu negócio seja a banquinha de frutas da esquina, alguém vai passar lá, comer uma frutinha mal passada e tuitar: “Cruzamento da rua x com a rua y tem uma banquinha de frutas. Nao comprem! As frutas não são frescas”. E você perder seus clientes não pela web, mas pelo produto/atendimento anterior que você ofereceu. Quase sempre é assim…

Não culpe as mídias sociais pelas suas falhas. Se você falhou, foi em algum momento anterior à internet. Analise toda a sua estrutura, processos, pessoas e detecte o erro que foi apontado pelo consumidor no final do processo através das redes sociais. Detecte e resolva. Essa é a ação mais eficiente para que sua marca evite ou saia de crises.

Conveça-se e aceite que a gestão de crise é sua única solução. Se não é possível evitar o estrago que um consumidor insatisfeito pode fazer com uma marca, ao menos tente dois passos:

1) Lute para que sua empresa ofereça sempre o melhor serviço, a melhor qualidade, o melhor preço e o melhor atendimento. Caso contrário a trajetória de sua empresa e marca não fará o menor sentido, afinal, é sempre melhor previnir do que remediar, mas também nao sinta-se culpado por errar de vez em quando. Nenhuma marca terá 100% de aprovação de todos os consumidores.

2) Não se esqueca: erre rápido, aprenda rápido, conserte rápido. Tenha estratégias rápidas e profissionais competentes para gerir crises on e offline. Gestão de crise é fundamental nos dias de hoje! Admitir os erros e lutar de forma transparente para consertá-los é justo, louvável e é a reação que os consumidores esperam das empresas. Persistir nos erros é que e burrice!

Na crise do Egito as mídias sociais não são coadjuvantes

2 de fevereiro de 2011

Para mim, que trabalho com comunicação, marketing e mídias sociais, uma das imagens mais marcantes dos recentes conflitos no Egito é essa:

As redes sociais têm sido um dos principais meios usados pelos manifestantes para convocar os protestos.

Manifestantes pedem a saída do presidente Hosni Mubarak, que há 30 anos comanda o país. Nomeações excepcionais de vice-presidentes e primeiro-ministro nos últimos dias são manobras de Hosni Mubarak para não deixar o governo.

A população tem feito protestos há vários dias e o governo tem tentado detê-los de diversas formas. A internet e o sinal de telefones celulares estão fora do ar no país, de acordo com os manifestantes, embora o governo negue intervenção. Usuários e hotéis em vários pontos do país, assim como repórteres e blogueiros, também informaram que o acesso à web está interrompido.

A imagem que destaco nesse post representa o poder das mídias sociais, que são usadas para expressar a voz do povo. As mídias sociais entraram em nossas vidas para nos dar liberdade de falar, opinar, contradizer, de sermos que somos, de termos voz individual e, principalmente, coletiva.

O Google tem ajudado os manifestantes a driblar o bloqueio à internet no Egito, criando o acesso ao Twitter via telefone. Um programa grava mensagens deixadas na caixa postal de um telefone internacional e posta o conteúdo no Twitter usando a hashtag “#egypt”, junto a um link para o arquivo de áudio. As mensagens estão no @speak2tweet. Sensacional!

Cada dia mais vemos uma “nova era” trazida à tona pelas mídias sociais. É impossível não notar como as redes sociais virtuais invadiram nossa vida, transformaram nossos hábitos e explodiram um dos nossos melhores sentimentos humanos: a solidariedade!

Como ser uma blogueira de sucesso: 9 dicas imperdíveis! por Gabriel Galvão do Ponto Marketing

1 de fevereiro de 2011

O mundo dos blogs é muito vasto e democrático. Quem viaja pelos blogs, principalmente os brasileiros, vê que não existe idade, cor ou sexo: todo mundo bloga e bloga muito! No entanto, tenho percebido que as mulheres têm se saído muito bem na blogosfera brasileira, o que não é de se estranhar. Como as mulheres conseguem colocar grandes doses de capricho e dedicação em tudo que fazem, elas também conseguem criar e manter blogs de muito sucesso.

Baseado nisso, conversei online com algumas das melhores blogueiras do Brasil e consegui reunir 9 dicas muito importantes para as blogueiras iniciantes que querem se destacar no mundo dos blogs. Vejam as dicas das especialistas:

Renata Alves – Gestão Feminina

“Considero que um trabalho que contribuiu para consolidar a audiência do Gestão Feminina foi o cuidado com as pautas. Uma vez por semana eu analiso os temas que considero interessantes para as leitoras e determino as datas de publicação dos artigos. Quando o leitor sabe quando e em que horário terá texto novo no blog, ele volta, principalmente se o conteúdo for bem trabalhado. Outra coisa que considero importante são as parcerias. Em meu blog há links e banners de parceiros importantes, que agregam valor ao meu trabalho. Isso me ajuda a rankear o blog (o pagerank é nível 3) e facilitar a leitura do visitante, que economiza tempo de procurar informações similares, bastando clicar nos parceiros.”

Cyntia Bravo – ComuniqueC

“Seja inédita. É claro que em alguns casos uma notícia é de relevância geral e ficar sem comentar sobre o fato seria alienar seu blog. Mas, na maioria das vezes, o que importa é postar conteúdo novo. Por isso, é interessante sempre buscar referências em sites estrangeiros para trazer um panorama diferente para seus leitores. Além disso, escreva com o seu olhar. Copiar um texto é possível, desde que se ponha a referência, porém ter sua visão faz seu blog ser único e ter sua identidade, atraindo muito mais leitores que identificam em você mais um crítico do assunto.”

Suzie Clavery – Blog da Suzie Clavery

“Modere os comentários só excluindo aqueles que forem de alguma forma muito pejorativos, que contenham palavrões, obscenidades ou preconceitos, pois eles podem trazer problemas judiciais inclusive para você, blogueiro(a). Fora isso, dê o máximo de liberdade de expressão para seus leitores. Aprenda que as críticas são bem-vindas e servirão para seu aprimoramento como escritor(a). Saiba ouvir e apreciar a opinião dos outros.”

Raquel Coelho – Tramado Por Mulheres

“Dê o seu melhor, faça as coisas com o coração e com prazer! Quando você foca só em ter sucesso perde o foco em fazer um bom trabalho. Para ter um blog de sucesso é importante ter um conteúdo de qualidade, que seja interessante o suficiente para cativar cada vez mais leitores e deixá-los com aquele gostinho de quero mais.”

Misna e Sianny – Blog Hô Fia!

“Bom, acho que primeiro temos que estabelecer nosso público para que assim a linguagem seja bem recebida, haja um bom feedback. Direcionar o blog a um assunto é uma coisa bem importante, tem que dominar o que vai abordar para que sempre haja o que falar. Ser uma pessoa antenada é o básico!”

Red Hair – Red Hair Tattoo

“Na verdade, para se ter muitas visitas em um blog, basta ter um conteudo legal, bem escrito e de fácil compreensão, criar textos que interaja com seus leitores, creio que essa é a grande sacada.”

Camila Porto – .Com/Teúdo

“Conheça, pelo menos, um pouco de SEO. Isso ajuda a posicionar bem seu blog em mecanismos de busca, ter seu conteúdo encontrado e, consequentemente, seus posts lidos.”

Fabrícia Nakashima – Gavetinha de Luxo

“Seja original e autêntica. Não tente copiar ninguém, pois os leitores irão perceber! Usar bem as redes sociais nem sempre é fácil, leia sobre o assunto, informe-se. Bem utilizadas, farão total diferença no crescimento do blog. Leia todos comentários e tente respondê-los sempre que possível, cada leitor conquistado é importantíssimo.”

Karol Nogueira – Apartamento Fashion

A Karol deixou um link para um post que ela tinha feito sobre publieditorial (também conhecido como post pago ou patrocinado). Importante para as blogueiras que querem começar a ganhar dinheiro com seus blogs.

Muito obrigado a todas que dispuseram do seu precioso tempo para enviar (duas vezes) suas maravilhosas dicas! Aprendemos muito com elas!

E que os machões de plantão deixem o preconceito de lado e prestem atenção nas ótimas dicas dessas mulheres. Elas sabem muito bem o que estão dizendo!

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Artigo original escrito por Gabriel Galvão em: http://www.pontomarketing.com/blog/como-ser-uma-blogueira-de-sucesso-9-dicas-imperdiveis/ com participação de várias blogueiras, inclusive eu! 🙂

Errar é humano, pedir desculpas é digno #Brastemp

31 de janeiro de 2011

Recentemente a Brastemp foi parar nos Trending Topics (TT) do Twitter por um problema com um consumidor que divulgou esse vídeo:

O poder do consumidor é gigante com as mídias sociais. Hoje nos fazemos ouvir muito rapidamente. O vídeo foi repassado milhares de vezes por Twitter, Facebook e outras redes, ganhando uma proporção sem dimensões. A voz do cliente realmente virou a voz de Deus. Todos nós sabemos disso agora e usamos a nosso favor.

O caso foi resolvido, mas ficam lições para todos:

1) Consumidor: Se tiver realmente razão na reclamação e não conseguir um resultado rápido da empresa por outros meios, utilize sim as redes sociais. Todos nós merecemos um atendimento digno! Mas faça sua reclamação com consciência. Não reclame por reclamar, tenha certeza de que antes de jogar a marca da empresa aos leões, sua reclamação é extremamante válida. Você sabe que vai comprometer imensamente uma marca e gerar uma crise de grandes proporções para ela. Se sua reclamação não for válida, você como pessoa pode perder muito com isso também e ser visto como uma pessoa que só quer se promover através de uma reclamação. Sua imagem pode ir por água abaixo se não tiver razão.

Pergunte-se sempre antes se realmente é o caso de fazer uma reclamação via redes sociais. Antes de postar qualquer coisa na web, converse antes com amigos e familiares, veja se eles concordam com você que a reclamação é válida. É sempre bom ouvir a opinião de terceiros para não agir por impulso. Se a reclamação for mesmo válida, poste!

2) Empresas: Errar é humano. Assumir o erro e corrigir é decente. É praticamente impossível numa empresa com as dimensões da Brastemp não haver erros, então, que pelo menos quando existirem e forem detectados, sejam tratados de forma transparente. Conforme-se que com as redes sociais e o avanço da internet, sua marca está cada vez mais exposta e saber gerir crises de marca na web deve ser requisito obrigatório na contratação de profissionais de Marketing e Relações Públicas da sua empresa.

Além disso, faça com que sua empresa seja sempre transparente. Contate sempre o reclamante e exponha publicamente a resolução do caso com ele. Responda e tente com que essa resposta chegue também a todos aqueles que receberam a reclamação, caso contrário, sua imagem de marca continuará negativa por aí. É uma tarefa difícil, mas necessária. Você nunca conseguirá reverter todo o buzz negativo gerado, mas tente reverter o máximo que puder.

Em geral, quando há um posicionamento favorável da empresa em relação à resolução do caso, os outros consumidores que receberam a informação negativa sentem-se mais confortáveis também e voltam a confiar na empresa e adquirir seus produtos e serviços a médio prazo. Acabam por considerar a reclamação uma exceção à regra do bom atendimento.

As empresas devem também aproveitar a crise de marca para repensar seu atendimento, seus serviços, a qualidade de seus produtos e tudo o mais que estiver relacionado com a reclamação. Considere que a reclamação é um feedback de seus clientes e entenda o recado como uma chance de melhoria. Foi o que fez a Brastemp.

O Sr. Oswaldo Borelli publicou em seu Twitter: “Face a repercussão Brastemp me procurou desculpou-se, propos ressarcir prejuizo e rever política de atendimento ao cliente. Ganhamos todos”

Veja AQUI o comunicado da Brastemp sobre o caso.

As mídias sociais vão dominar o mundo? Elas só CRESCEM…

27 de janeiro de 2011

Sim, as mídias sociais só crescem. #fato Ter os números atualizados desse crescimento é quase impossível, mas alguém pensou em facilitar nossa vida nesse sentido e mostrar ao mundo a dimensão e potencial dessas novas mídias.

Gary Hayes criou esse aplicativo bem interessante que mostra o crescimento atualizado o tempo todo. Impressionante!

Além dos dados de “social media” também é possível ver “games”, “mobile” e “heritage” quase em tempo real e ainda ter estatísticas retroativas. Para fazer alguma apresentação especial ou incluir números atualizadíssimos em algum trabalho é um excelente recurso.

“O que é internet para você?” perguntaram ao garoto. Ele respondeu: “E aquilo com o qual você pode fazer qualquer coisa.”

26 de janeiro de 2011

A melhor definição de internet que eu já ouvi veio desse video. Quando perguntaram ao menino indiano “O que é internet pra você?” Ele respondeu simplesmente: “E aquilo com o qual você pode fazer qualquer coisa.”

Tanto se fala em internet e vejam só, uma definição completa e simples. Nao é que podemos mesmo fazer qualquer coisa com essa tecnologia? Estamos sujeitos ao bem e o mal expostos na alma do ser humano: há quem use a internet para arrecadar ajuda as vitimas das enchentes, há quem use para pedir ajuda aos animais, há quem use a internet para fazer o bem, há quem use para fazer o mal. E ainda há muita gente descobrindo esse mundo do ciberespaço.

A iniciativa desse vídeo sensibiliza olhares até mesmo de quem já está bem acostumado com a internet em sua rotina. É ver o “antigo” com novos olhos.

Se eu puder deixar um desejo, quero que um dia, não muto distante, possamos incluir todas as pessoas nessa nova jornada de tecnologia e que elas saibam usar a internet para o bem, sempre! Viva a inclusão digital!

Facebook diz: Obsessão? Eu?

19 de janeiro de 2011

O Facebook vem crescendo de forma assustadora. Já não mais de 600 mil usuários e, em muitos países, ele já é mais usado do que o Google. Agora até filme foi feito com a história do Mark, o criador da rede, que já está tão exposto e é tão íntimo na vida das pessoas com sua “criação”, o Facebook, que já é possível chamá-lo de Mark com toda a intimidade.

O blog Penn Olson compartilhou através de um infográfico alguns dados recentes do gigante Facebook, a ferramenta de mídias sociais sem a qual muita gente já não vive sem.

Olha aí:

Aliás, a dependência ao Facebook já é tanta que tem gente até falando em doenças novas como Distúrbio de Privação de Informação. Confira aqui: http://migre.me/3H6o0